terça-feira, 1 de abril de 2008

A Importância do Profissional Óptico-optometrista na Melhoria da Saúde Visual Pública Brasileira


A optometria é uma ciência já disponível em nosso país através do trabalho dos ópticos-optometristas. Atualmente, o Brasil possui diversos centros de formação técnica e acadêmica de optometristas, mas o seu trabalho ainda é pouco conhecido pela sociedade.Os benefícios proporcionados pela optometria têm sido pouco divulgados e adotados pelas autoridades de saúde, no Brasil, principalmente devido à desinformação sobre o assunto.Nosso país enfrenta uma grave situação na área de saúde visual, pois 56% de sua população possui dificuldades para enxergar devido a alterações visuais de causas ópticas (refrativas) e não patológicas (doenças oculares).As crianças que não enxergam bem têm um rendimento escolar medíocre, com elevados níveis de repetência, os quais acabam por desestimular a continuidade de seus estudos. Milhões de adultos têm sua produtividade reduzida ou até interrompida e os idosos detêm uma queda brusca de qualidade de vida pela falta de uso de um simples par de óculos. A nação brasileira perde muito dinheiro e talento por questões relacionadas à visão.Esse problema pode ser resolvido de forma rápida e acessível, através da optometria. Basta uma pequena mudança no modelo de saúde visual, adotado pelo Governo.Este folheto visa expor com maior clareza o que vem a ser optometria e qual a sua importância para os brasileiros.

Optometria: Uma profissão livre e independente
A optometria auxilia na saúde visual, entretanto não exerce nenhuma atividade médica. Medicina é saúde. Saúde não é medicina. A saúde não é privativa de nenhuma profissão.A optometria é a alternativa mais eficaz e menos onerosa no combate à baixa qualidade visual de um povo.Nesse contexto, a optometria desenvolveu-se por todo o mundo, e é reconhecia em mais de 60 países entre eles: Alemanha, Inglaterra, França, Rússia, China, Índia, Japão, Líbano, Israel, EUA, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Quênia, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Guatemala entre tantos outros.O Óptico-optometrista é um profissional não médico que está preparado para examinar e avaliar a função visual, prescrevendo soluções ópticas (óculos de grau e de proteção, lentes de contato, etc.) nos casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo, vista cansada (presbiopia), estrabismo, ou seja, quando a alteração visual não for de ordem patológica ocular ou sistêmica.Também é responsável pela orientação técnica e estética ao usuário de óculos e lentes de contato. É ele quem adapta os óculos e as lentes de contato às necessidades do usuário.O resultado de seu trabalho é a satisfação plena do cliente.

O Óptico-optometrista e o Oftalmologista
O Óptico-optometrista identifica, diagnostica, corrige e prescreve soluções ópticas que irão compensar as ametropias (alterações visuais não patológicas, como: miopia, hipermetropia, presbiopia, astigmatismo, vista cansada, etc.). Ele não utiliza qualquer medicamento ou técnica evasiva ao corpo humano. Todos os seus equipamentos são de caráter observativo e direcionados à avaliação quantitativa e qualitativa do sentido da visão.O Óptico-optometrista ao identificar uma alteração visual de ordem patológica ocular ou sistêmica, encaminha o cliente a um profissional da área médica, inclusive ao oftalmologista, quando for o caso.O Oftalmologista trata do globo ocular e seus anexos, diagnosticando e cuidando das doenças através de cirurgias e medicamentos. Ele dedica-se à preservação da saúde do globo ocular e seus anexos. A atividade desses dois profissionais somente beneficia toda a população.

Benefícios da optometria
CUSTO SOCIAL - Enquanto o Estado leva em torno de 6 anos para qualificar um médico oftalmologista, um optometrista pode concluir sua formação técnica em até 2 anos e sua formação superior em até 4 anos.

FOCO NO PROBLEMA - O optometrista é preparado para resolver alterações visuais não patológicas, que representam 90% de todos os casos de problemas visuais.
MELHOR DISTRIBUIÇÃO - Nos países que adotaram a optometria, percebeu-se uma melhor distribuição desses profissionais em regiões longínquas e de difícil acesso. Isto facilitou o atendimento da população, principalmente a menos favorecida. Atualmente, existe 01 oftalmologista para cada 60.000 habitantes no Norte do Brasil, evidenciando a falha no modelo visual brasileiro.

AUMENTO DA DEMANDA OFTALMOLÓGICA - Realizando o atendimento primário da visão, os optometristas encaminham os pacientes portadores de doenças aos oftalmologistas e estes poderão dedicar-se integralmente às questões patológicas visuais, para as quais foram preparados.

POPULAÇÃO MAIS BEM ATENDIDA - A optometria segundo a Organização Mundial da Saúde é a responsável pelo atendimento primário da visão. Sua eficácia é comprovada, inclusive no Brasil, apesar de forte oposição. Nos EUA existe uma força de 34.000 optometristas e 18.000 oftalmologistas, para atender toda a demanda visual daquele País. Os dados e a situação visual da América do Norte atestam que as soluções dos problemas visuais passam, obrigatoriamente, pela ciência da optometria.

6 comentários:

Turma H Salvador disse...

Para todos da turma H, inclusive eu: Que vocês postem coisas iteressantes da nossa profissão, para chamar a atenção de visitantes, pois dessa forma estaremos divulgando essa profissão tão inovadora.
Lembrem-se que os maiores interessados na divulgação somos nos mesmos.
Grande beijo a todos.

Unknown disse...

Ola pessoal,
Gostaria de saber onde fica a escola de vcs, to muito interessado em fazer esse curso tb... se puderem me passa por email o nome e os contatos da escola.
Grato
Anderson Mendes
amendes20@hotmail.com

Bel.Osias Bastos disse...

Olá pessoal,

Fiquei interessado pelo curso,porem gostaria de saber informaç~oes sobre autorizações e licenciamento junto aos órgãos competentes como CBOO,CROO e sobretudo,MEC,isso,para me cercar de cuidados para não perder dinheiro e tempo.Gostaria de saber tb se há alguma legislação local anível de bahia.
Agradeço se alguem póder me responder.

Natanael
naturalfarmma@yahoo.com.br

Bel.Osias Bastos disse...

E agora pessoal,

Como fica a optometria ? e o CNOO SENAC já se pronunciaram ? acredito que será questão de tempo para a regulamentação.Tenho interesse em participar dessa classe de profissionais,mas,precisamos de definições...

Unknown disse...

estou querendo fazer o curso.. onde fica a truma h ssa quero fazer meu email mpcarvalho2008@hotmail.com obrigado

(óÒ)Ðﻞ chocolate disse...

Onde fica esse curso eu estou muito interessado em fazer esse curso de optometria ????